sábado, 10 de fevereiro de 2018

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO SIMSED (03/02)









O SIMSED - Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de Goiânia - realizou uma reunião no dia 03/02. Essa reunião foi convocada através de todos os canais de comunicação, tanto do SIMSED (blog, grupos de Whatsapp, etc.) como em vários outros veículos virtuais de comunicação (Facebook, e-mail, etc.). A reunião foi pública e aberta, contando com a participação de vários trabalhadores pertencentes tanto ao quadro dos administrativos, dos auxiliares e dos professores.

A pauta foi votada e aprovada por todos os presentes, que definiram os seguintes pontos: 1. Informes; 2. Situação política; e 3. Planejamento.


1.       A discussão iniciou com alguns informes sobre a situação da Rede Municipal e as cobranças que o SIMSED fez ao secretário de educação, particularmente da conversa com o Mario e sua resposta sobre algumas demandas da categoria.   


2.       O segundo ponto de pauta, sobre a Situação política do Brasil e do município, foi avaliado que as classes dominantes vão intensificar a sua rapina sobre o povo brasileiro e que o servidor está na mira das contrarreformas. Foi discutido que todos os cortes no orçamento federal e a política de “austeridade” servem apenas para o pagamento da dívida pública, impulsionando as contrarreformas, como a da previdência, e de que o momento é aumentar a propaganda e agitação contrarias a essa política e organizar os trabalhadores da educação para a luta contra todo esse sistema que está querendo culpar o trabalhador pelos problemas do país.

3.       O terceiro ponto de pauta foi o planejamento de ações. Discutimos sobre a importância de organizarmos um ato no dia 08 de Março, como forma de lembrar o Dia Internacional da Mulher proletária. Apontamos que é importante aproveitarmos essa data para a realização de uma grande Assembleia com a participação dos Trabalhadores da Educação, com o objetivo de avaliar junto da categoria as ações de resistência contra a precária situação das instituições, o não pagamento da data-base, o não pagamento do Piso, o não pagamento dos 30% dos auxiliares, além de outras demandas, como as Diretrizes (que foram divulgadas incompletas e sequer  foram discutidas com os trabalhadores e muito menos aprovadas pelo Conselho Municipal da Educação, mas mesmo assim, antes mesmo de serem aprovadas, já estão sendo seguidas: como foi o caso da  eleição para coordenadores, que mostrou ser uma eleição antidemocrática; os pedagogos dando aulas no ciclo II, no lugar de professores de área de português e Matemática; dentre outros problemas). 

Também foi definido que iremos fazer um Bazar no segundo domingo de cada mês, para ajudar nas despesas diárias do SIMSED, como o pagamento dos Advogados e outros gastos.       


No final da reunião tiramos um calendário:
            
·         No dia 06/02 apoiar a reunião dos aprovados no concurso que estão na lista de espera.
·         No dia 07/02 participar da Ação em que a Guarda Municipal é acusada pelos crimes cometidos durante a desocupação da Secretaria de Educação durante a greve;
·         Realização de um ato no dia 19/02, às 17 h, na Praça do Bandeirante. Esse é o dia de votação da Reforma da Previdência no Congresso Nacional.
·         Apoio à paralisação do dia 05/03, com a realização de um ato dos administrativos e auxiliares no Paço Municipal, com o objetivo de cobrar do prefeito a data-base dos administrativos e os 30% das auxiliares.                      
·         No dia 08/03, realização de Assembleia Geral dos trabalhadores da educação.
·         No dia 11/03, realização de Bazar para custear as despesas do SIMSED.