sexta-feira, 17 de novembro de 2017

CONTRA O OFÍCIO CIRCULAR 29 (Orientações para o preenchimento dos módulos 2018)!


Mais uma vez o secretário Marcelo Ferreira demonstra o seu autoritarismo e sua concepção retrógrada sobre a educação pública, que são expressos no ofício CIRCULAR 29.

Ocorre que a SME está elaborando na surdina e às portas fechadas as novas diretrizes de organização pedagógica da educação municipal, mas essa ainda não foi aprovada e já chegaram orientações para o preenchimento dos módulos de 2018. 


Os trabalhadores da educação não foram chamados pra nenhuma discussão a respeito e muito menos para participar da sua elaboração.

Acreditamos e já estamos presenciado com tal Circular, que essa atitude da SME foi tomada para  retirarem os poucos diretos que ainda nos restam. Não podemos  aceitar conversas veladas apenas com sindicatos que acordam com a SME.


O SIMSED foi à Câmara Municipal no dia 09 de novembro e cobrou dos vereadores um posicionamento sobre as diretrizes para o próximo ano, dentre muitas outras reivindicações, afirmando que não há debate com a comunidade escolar.


Esse documento representa um verdadeiro retrocesso. Entre os pontos, reduz a quantidade de professores de educação física e inglês nas escolas, fato que é prejudicial aos estudantes e comprometerá o planejamento e consequentemente a qualidade da educação municipal.


Além do mais, o documento acaba com o direito dos coletivos elegerem os coordenadores pedagógicos, estabelecendo o total controle pela secretaria da parte pedagógica. Agora o critério de escolha é político e não técnico ou democrático. 


Demonstrando uma total má fé, o ofício informa que em todos as modulações, "NUNCA SE ESCREVA A PALAVRA DEFICIT", com o claro objetivo de ocultar os déficits da rede e não convocar mais os aprovados do último concurso.


A situação caótica só está crescendo com o fechamento do ciclo 3 em várias escolas e cmeis, que estão deixando de atender integralmente e passando ao modelo parcial, prejudicando várias crianças e gerando grande quantidade de professores excedentes.


O objetivo do secretário é não chamar mais nenhum aprovado no último concurso e para isso precisa adotar essas manobras rasteiras que vão comprometer a qualidade da educação municipal. 

Essa se nega a realizar qualquer tipo de discussão pública para ouvir os trabalhadores e a comunidade, como tentativa de impedir qualquer resistência. 

Temos que agir. O SIMSED convida todos os trabalhadores para um ato no dia 22 de novembro, com início no IMAS às 8:30 h e logo em seguida iremos à SME. Esse é um ato contra as mudanças na organização da rede e em repúdio a todo autoritarismo presente nesse processo. 

Todos e todas que estiverem indignados com essa atitude arbitrária, compareça para lutar por seus direitos!

Ato de repúdio à formulação antidemocrática das novas diretrizes e cobrança da participação dos trabalhadores para tal feito.

Dia: 22.11.17 quarta-feira 
Local: sede do IMAS (Av. Paranaíba, em frente ao Estádio Olímpico).
Horário: 8:30 h.

É hora de luta dos trabalhadores.