sábado, 27 de maio de 2017

REUNIÃO SOBRE A REPOSIÇÃO 26.05.17


No dia 26 de maio o SIMSED fez uma  reunião com a SME sobre a reposição das aulas. Solicitamos que a SME acrescentasse o caso da professora Heliany na pauta, o que não foi aceito, com base na alegação de que a reunião era exclusiva para a discussão da reposição das aulas. A SME ainda informou que a Comissão Permanente de Negociação será criada por meio de decreto municipal e que o secretário está em diálogo com as outras pastas, com o objetivo de formar uma comissão completa.



SOBRE O CORTE DE PONTO


O SIMSED procurou esclarecimentos sobre o corte de ponto. A SME informou que fará o corte de pontos e que realizará o pagamento referente aos dias cortados, mediante a respectiva reposição antecipada dos dias em que a categoria estava em Greve. O SIMSED demonstrou o seu desacordo com tal medida e disse que orientará todas as pessoas a não realizarem a reposição. O SIMSED cobrou uma base legal para tal procedimento, o que foi justificado pela SME, que estão baseados na decisão da justiça sobre a legalidade da greve. O representante do MP alertou que a decisão judicial era liminar e que a única decisão do juiz rezava a respeito da multa sobre o sindicato. O SIMSED cobrou um parecer da procuradoria do município sobre o corte de ponto, o que não foi entregue pela SME.

O SIMSED orienta todos os coletivos e os que aderiram individualmente
 à greve, a elaborarem um documento para entregar para a SME informando que não realizará a reposição devido ao corte de ponto. Essa posição da SME é imoral, pois a categoria, que exerceu seu direito a Greve ficará em prejuízo nesse momento, recebendo posteriormente a remuneração parcelada. Essa posição é ilegal, portanto, a SME precisa urgente encontrar meios para solucionar este problema que a mesma criou, ao menos sem se preocupar com a reposição dos conteúdos aos educandos, ressalta que essa atitude arbitrária está inviabilizando que os profissionais, que tiveram seus pontos cortados possam fazer a reposição aos discentes e demostra a intenção de prejudicar a sobrevivência e despesas dos trabalhadores, impossibilitando até mesmo o comparecimento ao trabalho.



SOBRE A REPOSIÇÃO



Depois desse ponto foi discutido sobre a reposição das aulas. A SME apresentou uma proposta de calendário e ficou definido que as instituições vão discutir a melhor forma de realizar a reposição, sendo garantida a autonomia de cada instituição. Ficou bem claro que essa proposta é apenas uma sugestão da SME, não é uma imposição, pois é necessário discutir cada peculiaridade das instituições.



SOBRE OS TRABALHADORES QUE PARARAM SOZINHOS

Também foi levantada a questão de quem paralisou individualmente, no qual foi discutido que o servidor discutirá e apresentará a forma em que realizará tal reposição, em caso de divergências, a comissão analisará e debaterá sobre o caso. Outra questão definida foi a data de uma próxima reunião, que ocorrerá no dia 02 de junho(sexta-feira) prazo em que as instituições enviarão as suas propostas de reposição.              

Abaixo, o anexo da proposta de reposição da SME, com os possíveis dias para a reposição. Também está anexada a ata da reunião, que garante a autonomia das instituições em elaborar o seu calendário.