sexta-feira, 24 de março de 2017

RELATO DA INTERVENÇÃO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PROJETO MÃE CRECHEIRA


O projeto foi apresentando na Câmara dia 21.03.17 pela vereadora Sabrina Garcez.  Estavam compondo a mesa: Sabrina Garcez, Célia Valadão ( Secretária de Assistência Social, sempre votou contra a educação), Conselho Estadual e Municipal de Educação,  Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e um representante de uma regional do Conselho Tutelar (não informou a região).

Antes de iniciar a audiência, o SIMSED entregou um panfleto de repúdio ao Projeto "Mãe Crecheira".

A audiência contou com  várias pessoas especialistas em Educação e diversos segmentos da sociedade.

Somente um Conselheiro Tutelar defendeu o projeto, além da autora, a vereadora Sabrina Garcez.

Eles iniciaram a apresentação, exibindo  um vídeo que defendia o Projeto. Quando foi mostrada a reportagem veiculada pelo Jornal do Meio Dia, esta foi censurada no momento em que um conselheiro tutelar se posicionou contrário ao Projeto.

A mesa manipulou a audiência desde o começo e tentou boicotar a fala do público.

Após palavras de ordem e questionamentos abriram para as intervenções  com manobra da lista de inscritos.

Algumas mães presentes defenderam o Projeto pois, à elas foi  vendida a ideia que com o Projeto elas iriam conseguir um emprego.

O SIMSED conseguiu mobilizar e levar trabalhadores da educação contrários a esse Projeto.

Aqueles que estavam ali para defender o Projeto, perderam a razão. O intuito deles era uma auto - promoção, para isso chamaram a imprensa e tentaram passar a ideia  de um Projeto inovador, que iria resolver problemas.  Pura demagogia!

Com uma defesa rasa, com argumentos pobres, inconsistentes e apelativos, o Projeto foi desmascarado por várias falas críticas e coerentes.

Os trabalhadores da educação participaram da audiência para denunciar o descaso desse Projeto com a educação infantil. Eles  estenderam uma faixa em defesa da educação e os organizadores ficaram extremamente incomodados com toda essa surpresa.

Em alguns momentos a situação ficou tensa. Houveram ameaças, censura e uma companheira teve até o microfone tomado de sua mão.

O SIMSED cumpriu o papel de denunciar e desmascarar  esse Projeto, no sentido de alertar toda comunidade e pedir que as instituições mobilizem-se contra a proposta de lei desse Projeto "Mãe Crecheira".

Ao final dá audiência, a vereadora quis impugnar os encaminhamentos, mas o simsed e outros  presentes que estavam contrários, conseguiram retomar e encaminhar suas propostas:

• Arquivamento do Projeto em primeira instância;

• Formação de uma comissão com integrantes de todos os âmbitos, para discussão desse Projeto;

• Análise das verbas que possivelmente serão aplicadas na educação e no Projeto;

• Reabertura de CMEI's fechados;

• Realização de novos convênios;

• Construção de novos CMEI's;

• Convocação de profissionais qualificados por meio do concurso público.

 A vereadora ainda não entendeu a necessidade de se ter uma política especial para criança de até pelo menos 9 anos.

A atenção e o que é ofertado a elas é insuficiente, ultrapassado e de certa forma irresponsável, haja vista não atenderem em nada o que é preconizado pelos novos estudos e teorias educacionais que trata dessa fase infantil. O problema central do Projeto reside aí, a não compreensão das necessidades das crianças.


CMEI’s não são depósito de criança e sim um local onde as mesmas podem desenvolver-se a fim de alcançarem o máximo do potencial que certamente todas têm.