sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

MANIFESTAÇÃO DOS APROVADOS EXIGE A CONVOCAÇÃO!


 Os aprovados no concurso da educação realizaram uma manifestação no Paço Municipal no último dia 18 de janeiro, que teve como objetivo a cobrança de um posicionamento do prefeito Iris Rezende sobre a convocação dos aprovados. Atualmente, a situação é de extrema insegurança. Os gestores não apresentaram nenhuma data concreta para a convocação. Para piorar, a SME publicou a portaria nº 3, que prioriza a manutenção dos contratos em detrimento dos aprovados.

Diante dessa ilegalidade, os aprovados realizaram esse ato, que foi uma importante forma de pressão política sobre a prefeitura, com o intuito de obriga-los a se posicionarem. O ato iniciou com falas dos aprovados, dos trabalhadores efetivos e de advogados. Todos falaram em um carro de som que foi pago com dinheiro de vaquinhas, já que o movimento e o SIMSED não possuem rabo preso com políticos. Depois de várias falas, os presentes se dirigiram para a porta da prefeitura entoando palavras de ordem e exigiram falar com o prefeito.

Como sempre, impuseram como condição para falar com o secretário de educação a formação de uma comissão, que foi tirada entre os presentes. O secretário de educação, professor Marcelo, recebeu a comissão de maneira cordial. Porém, ele foi evasivo em sua resposta, principalmente por não apresentar uma data concreta para a convocação. Ele informou que está terminando de levantar os dados da pasta para se posicionar sobre uma data.

 Também garantiu que é intenção da gestão convocar todos os aprovados. A manifestação foi muito importante, pois não permitiu que o concurso caísse no esquecimento. Os aprovados conseguiram fazer com que toda a imprensa cobrisse o ato e divulgasse a pauta do movimento. 

ATO NO MINISTÉRIO PÚBLICO

 Após a manifestação no Paço Municipal, alguns aprovados e membros do SIMSED, se reuniram no Ministério Público de Goiás, representado pelo Coordenador do Centro de Apoio da Educação - CAO Educação, Promotor Eduardo Prego. Os aprovados informaram ao Promotor sobre as tentativas que haviam sido realizadas junto à administração municipal de se divulgar o mais breve possível um cronograma de convocação dos novos concursados, porém, sem sucesso.
Em detrimento a isso, a SME havia resolvido emitir no dia 17/01 a Portaria N° 003, retificando cláusulas do Processo seletivo N° 002/2015 e permitindo a prorrogação de contratos temporários por até mais 1 ano. O Promotor ouviu atentamente as questões e explicou as seguintes situações: - Que o MP está ao lado da legalidade, ou seja, a favor da convocação dos concursados; - Atualmente existe dentro do MP um conflito de atribuições e competências sobre qual a promotoria ficará responsável pela execução destas demandas, sendo que foi passado o prazo de até o fim do dia 19/01/17 pra essa definição; - Informou que o MP reiterará o Ofício N° 05/17 já enviado a SME e que esta fora do prazo de resposta, sobre a situação do quadro de servidores da Rede Municipal de Educação; - Após pedido dos aprovados, se disponibilizou em tentar agendar uma reunião com a SME para intervir sobre essas questões; - O SIMSED também solicitou ao MP para que a SME disponibilize no Portal de Transparência, o déficit atualizado do quadro de servidores da rede de educação.


O Coordenador ficou de consultar a área de Patrimônio Público do MP; - O Coordenador informou que as medidas que serão tomadas pelo MPGO não impedem que os candidatos procurem os direitos legais de forma individual e que o SIMSED pode tentar ingressar com alguma medida judicial pra representar a coletividade da categoria, caso julgue necessário. Por fim, o promotor deixou o órgão à disposição pra auxiliar os aprovados dentro de suas competências legais e também para prestar as informações através do Tel 3243-8029 e E-mail: caoeducacao@mpgo.mp.br