quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

INFORME SOBRE A REUNIÃO DO DIA 05.01.17 COM O NOVO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO


No dia 05 de janeiro de 2017 o SIMSED se reuniu com o novo secretário de educação do Município de Goiânia, Marcelo. O objetivo da reunião foi cobrar o cumprimento da lei do recesso dos administrativos e entregar uma carta de reivindicações dos trabalhadores. Primeiro, foi muito importante a atitude do secretário em receber todos os trabalhadores que estiveram presentes na SME, o que é um bom início. Contudo, receber com simpatia e não cumprir com os direitos dos trabalhadores, não adianta!!!

O secretário Marcelo deu uma lida rápida na carta com as reivindicações e se comprometeu a nos dar gradativamente respostas, após analisar com mais afinco, pois falou que acabou de entrar na secretaria e está tomando ciência da real situação da pasta.


Os trabalhadores presentes destacaram e exigiram algumas respostas imediatas, particularmente de dois pontos: o recesso dos administrativos e a convocação dos concursados. Quanto aos administrativos ele ficou de ligar na sexta-feira para dar uma resposta, fato que não foi cumprido. Quanto aos concursados, pediu mais uns dias, alegando estar chegando agora na pasta e ser necessário conhecer tudo que envolva a esse caso.

 Ficou de ligar na segunda-feira para comunicar sobre os concursados. Os presentes na reunião também apresentaram várias outras reivindicações, cobrando melhorias para os administrativos, auxiliares e professores. O secretário se comprometeu a estudar cuidadosamente a Carta de Reivindicações e a nos responder oficialmente. Consideramos que a reunião foi muito importante. Deixamos o secretário ciente de algumas demandas dos trabalhadores da rede municipal, o que vai impedir que futuramente seja alegado pela administração o desconhecimento de nossas reivindicações. 
Abaixo a Carta com os pontos de reivindicação entregue ao secretário: 

CARTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO 
1- Cumprimento do Recesso Escolar dos administrativos, no mesmo período dos docentes, visto que não há discentes nas unidades escolares. Que somente a secretaria permaneça funcionando para matrículas e outros trabalhos administrativos realizados pela direção e secretária geral.
 2. Imediato pagamento do Piso Nacional, compreendendo que este equivale para ATÉ 40h, ou seja , não vale a proporcionalidade para 30h; 
3. Pagamento da Data Base dos administrativos, a partir de janeiro e sem parcelamento; 
4. Pagamento dos oito meses de retroativo dos servidores administrativos, desde 2014; 
5. Pagamento das Progressões Horizontais (mudança de letra) e Verticais (Titularidade), com retroativo; 
6. Não fechamento do Ciclo 3;
7. Reabertura de turmas EAJA noturno nas Escolas onde fecharam e Manutenção onde já existem; 
8. Transposição das auxiliares de atividades educativas para o cargo de P1; 
9. Imediata convocação dos aprovados no concurso público e não abertura de contratos temporários; 10. Reajuste do Auxílio Locomoção e da Regência; 
11. Que os servidores administrativos formados nas áreas de licenciatura e pedagogia possam substituir professores na sua ausência;
12. Que a Progressão vertical dos servidores administrativos volte a ser de 2 em 2 anos; 
13. Pagamento do retroativo do piso de 2014; 
14. Regência para o coordenador de turno; 
15. Melhorias no atendimento pelo IMAS; 
16. Melhoria na estrutura física de escolas e cmeis. A luta continua! Nenhum direito a menos!