domingo, 29 de janeiro de 2017

INFORME DO ATO DAS AUXILIARES DIA 27.01.17


 As Auxiliares de Atividades Educativas e o SIMSED foram no dia 27 de janeiro à Secretaria de Educação com o objetivo de entregar uma carta de reivindicações da categoria (confira a carta logo abaixo). Estiveram presentes várias auxiliares, que foram recebidas pelo chefe de gabinete do secretário, professor Mário de Moura, pelo assessor jurídico da SME, Anderson Gonçalves, e pela professora Marta. As trabalhadoras apresentaram a Carta de Reivindicações e solicitaram um posicionamento da SME sobre os quatro pontos de reivindicação da Carta, que são: direito à substituição ; reconhecimento como cargo pedagógico com equivalência inicial de carreira como P1; auxílio locomoção ; e regulamentação do cargo de cuidador.

 A SME informou que vai estudar todos os pontos para se posicionar mais tarde, pois assumiram a gestão a pouco tempo e ainda não possuem condições para emitir um parecer sobre as reivindicações apresentadas. As trabalhadoras alegaram que o ponto mais imediato, pois diz respeito ao funcionamento de muitas instituições, é a questão da substituição. A impossibilidade da sua realização prejudica os estudantes e as trabalhadoras, já que quando a secretaria não envia um substituto o grupo de professores fica sobrecarregado cobrindo o déficit.

 A secretaria disse que só vai se posicionar sobre esse tema depois de um parecer da Procuradoria Geral do Município, que provavelmente deve ser emitido na próxima semana. As trabalhadoras também apresentaram várias dificuldades que estão acontecendo nas instituições, onde auxiliares estão assumindo a regência de sala com a ausência dos professores. Isso vem ocorrendo mediante o assédio moral de diretores autoritários, sendo essa uma prática ilegal. As trabalhadoras ressaltaram que o mais importante é lutar pela valorização da carreira.


 Afirmaram que é necessário o reconhecimento da natureza pedagógica do cargo e a consequentemente valorização: equiparação salarial ao P1 e um plano de carreira que incentive a formação pedagógica e o reconhecimento de muitos profissionais que já são graduados. Depois da reunião as trabalhadoras se reuniram para avaliar a atividade. Todas reconheceram que o ato foi de extrema importância, pois marca o início da luta das auxiliares nesse ano. Todas decidiram mobilizar as suas colegas para participarem das próximas ações. Também foi tirado realizar um ato na Procuradoria Geral do Município na terça-feira, em horário que vai ser definido e divulgado posteriormente.