segunda-feira, 26 de setembro de 2016

NOTA DE REPÚDIO À DESOCUPAÇÃO VIOLENTA. ACOMPANHE TAMBÉM VÍDEO DO DESNEURALIZADOR

NOTA DE REPÚDIO À VIOLENTA DESOCUPAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

O SIMSED (Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia) vem a público repudiar veementemente a ação descabida do Governo de Goiás ocorrida no dia 17 de setembro do corrente, no caso da violenta desocupação do prédio onde funcionava o Colégio Estadual José Carlos de Almeida e onde hoje funciona a sede do Conselho Estadual de Educação. O prédio citado foi ocupado por estudantes e professores como parte da nossa luta por melhorias na educação pública e, especificamente, contra o processo de privatização da educação estadual que vem sendo levado a cabo pelo governo. A manifestação tinha o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a manobra governista de repassar a gestão de escolas públicas estaduais para as chamadas organizações sociais (OS’s) e também de reivindicar a reabertura do colégio (chamado carinhosamente por eles de JCA).

Nos causou enorme revolta a brutalidade e a arbitrariedade da ação policial. Os manifestantes foram sitiados, os apoiadores não puderam entrar em contato com seus companheiros. Não houve diálogo e negociação. Uma ação que cheira a ilegalidade.

Revoltante também foi a celeridade da ação da polícia militar goiana nesse caso. Não temos notícia de tanta rapidez quanto se trata da defesa do trabalhador contra a criminalidade que o assola cotidianamente. O enorme aparato mais parecia uma operação de guerra. Mas era contra pessoas desarmadas e dispostas ao diálogo. Muitos menores de idade. Estudantes em processo de aprendizagem sobre sua atuação numa sociedade que se diz democrática. Mas o que se viu foi uma aula de autoritarismo, de desrespeito e arbitrariedade. Uma total desproporção no uso da força.

Outro aspecto da ação governamental que nos causou estranheza foi a atribuição do termo esbulho ao caso. Uma palavra desenterrada de manuais jurídicos numa clara intenção de simplesmente criminalizar pessoas que participavam de uma manifestação legítima e democrática. Sintoma da situação gravíssima por que passa a política em Goiás, onde os movimentos sociais são tratados como criminosos e as manifestações contrárias ao governo são tratadas como crimes. Onde a vontade popular caminha numa direção e o governo caminha na direção contrária. Temos a nítida impressão de que os interesses que determinam as políticas públicas desse governo são as mais espúrias.

Todo nosso apoio à luta dos secundaristas goianos contra as OS’s e contra a militarização das escolas públicas. Todo nosso apoio à reabertura do Colégio Estadual José Carlos de Almeida. Não à privatização.
VAQUINHA COLETIVA PARA O FILME DOS SECUNDAS!!!!(crowdfunding)
O Desneuralizador está produzido um filme para contar a história do movimento contra a terceirização das escolas públicas em Goiás. O filme "Não tem arrego" pretende retratar a resistência a implantação das OSs desde as manifestações de rua às ocupações das escolas. 
O Desneuralizador é uma mídia completamente independente e necessita da contribuição de todos para a produção deste filme. FAÇA UMA DOAÇÃO PARA O FINANCIAMENTO COLETIVO DESTE PROJETO no link.
Galera, precisamos levantar a grana até o final de outubro. AJUDE AGORA!!