quinta-feira, 7 de julho de 2016

DEBATE SOBRE ASSÉDIO MORAL E ATO NO MP EM VIRTUDE DO CAOS NO IMAS

DIA 29/06 - IDA AO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA DENUNCIAR O CAOS NO IMAS!

No dia 29/06 representantes do SIMSED e alguns trabalhadores da educação foram ao Ministério Público com o objetivo de representar contra o CAOS em que se encontra o IMAS. A primeira representação foi entregue para a promotoria de defesa do consumidor. 

Foi denunciado a falta de atendimento em várias especialidades, além do atraso na realização de vários procedimentos. Além disso,  não estão acontecendo atendimentos de emergência em muitos casos. Os trabalhadores presentes foram informados que o IMAS está agindo na legalidade, pois se ofertarem apenas um médico para atender os usuários já conta como uma especialidade ofertada, mesmo que o usuário seja atendido meses depois. Ou seja: o que o IMAS faz é legal, mas é claro que é imoral. 

O Ministério Público recomendou procurar o Conselho Regional de Medicina para eventuais denúncias sobre atrasos no atendimento por parte dos médicos. Recomendaram ainda enviar denúncias de casos em que usuários que não tiveram algum procedimento ou especialidades não cobertas pelo IMAS no email 12promotoria@mpgo.mp.br.

Em seguida foi entregue uma representação na promotoria do patrimônio público denunciando uma prática ilegal do prefeito em relação ao IMAS. A representação apresentava a situação de a prefeitura fazer o desconto do IMAS dos trabalhadores e não repassar o dinheiro ao instituto, o que gerou uma dívida de milhões da prefeitura com o instituto. Isso pode ser considerado um crime de improbidade administrativa e o prefeito deve ser responsabilizado.

Não podemos aceitar que destruam o IMAS, pois este pertence aos trabalhadores e não aos políticos. Chega de má fé e de fazer do instituto um cabide de empregos, como ficou expresso no caso do atual presidente que é filho do vereador Paulo da farmácia e assumiu o cargo devido a um acordo político que não interessa aos usuários. 

O SIMSED informa que todos os servidores que se sentirem lesados precisam entrar na justiça. Os nossos advogados estão à disposição. Se não lutarmos e cobrarmos a politicagem vai destruir o IMAS.



DIA 30/06 - SIMSED E O COMANDO DE APARECIDA REALIZAM DEBATE SOBRE ASSÉDIO MORAL!

No dia 30/06 aconteceu um importante debate sobre o assédio moral nas instituições escolares. Essa atividade foi promovida pelo SIMSED com o objetivo de orientar os trabalhadores para o enfrentamento do assédio moral, já que são frequentemente vitimados por essa nefasta prática.

No debate ocorreram duas intervenções: da psicóloga Joana e do Advogado Hugo. Joana apresentou o conceito de assédio moral e a sua relação com a precarização do trabalho. O Advogado Hugo apresentou o conceito jurídico e as formas de defesa das vítimas. O público do evento apresentou relatos pessoais sobre o assédio moral e foram discutidas algumas ações para aprofundar a discussão e realizar intervenções. Uma ação apresentada foi a realização no próximo semestre de outro evento com a mesma natureza deste.