terça-feira, 22 de março de 2016

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO: CONHEÇA E PARTICIPE!



PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO

O SIMSED (Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia), o MPG (Mobilização dos Professores de Goiás) e o Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia (Sindicato) promoverão um programa de formação continuada em Educação na Faculdade de Educação da UFG*.

*Não haverá Certificação de participação.
 
Justificativa

A concepção atual de formação em educação é bastante problemática. Para o senso comum, terminada a graduação, pronto, tem-se o professor formado. Estudar por conta própria é um costume de poucos. Alguns fazem especializações, que em sua maioria, são baseadas em conteúdos aligeirados e superficiais. A formação continuada oferecida pelas universidades, através dos programas de extensão, encontra-se em situação débil, visto que os professores se ocupam preferencialmente das pesquisas, pois conferem maior peso ao currículo e à carreira. O acesso a mestrado e doutorado é para poucos, devido ao reduzido número de vagas nas instituições públicas e o alto preço nas instituições privadas. Por outro lado, os cursos de formação oferecidos pelas secretarias de educação mais (de)formam do que outra coisa. Posto isso, o que se pode fazer? A própria categoria tomar para si a sua formação. Somos capazes disso? É claro que sim.

Num artigo escrito anos atrás, Miguel Arroyo critica a divisão triangular que existe na educação entre os que pensam (pesquisadores da academia), os que mandam (gestores políticos) e os que executam (nós professores). Esse aparte, que proporciona uma situação de alienação aos docentes, deve ser atacado, implodido, para o bem de nossa formação teórica e de nossa prática docente. Contra os desmandos e opressão dos governantes organizamos protestos, manifestações e fazemos greve. Contra a rígida separação que se estabeleceu entre teoria e prática docente, precisamos pesquisar, estudar, se apropriar da teoria produzida no campo educacional para não ficarmos presos á uma atividade cujo sentido não está claro, mas causa desconforto.

Nesse sentido, propomos iniciar O Programa de Formação Continuada em Educação como ação concreta que contribua para a superação entre a dicotomia teoria-prática.



Objetivos:


  • Contribuir para a formação continuada em educação.
  • Proporcionar um espaço de debate teórico entre os professores.
  • Fazer a crítica á atividade docente.
  • Construir relações orgânicas entre teoria e prática.
  • Auxiliar a preparação para a prova para do Mestrado da UFG e do Concurso Público da RME-Goiânia.


Metodologia

Encontros mensais no formato de grupos de estudos centrados na discussão de textos pré estabelecidos. O tema dos textos serão parte de módulos que se sucederão a cada 4 ou 5 encontros.
Em breve divulgaremos as datas e textos dos próximos encontros. Continue acompanhando!