segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

CONTRA A TERCERIZAÇÃO, OCUPAÇÃO É A SOLUÇÃO!

AS OCUPAÇÕES AUMENTAM... AGORA SÃO OITO!!!

A semana começou difícil para governador e para secretária de educação de Goiás. Nesta segunda (14/12/2015) o Colégio Pré-Universitário (COLU), o CEPI Cecília Meirelles, o Colégio Estadual José Lobo e o Colégio Polivalente Frei João Batista TAMBÉM FORAM OCUPADOS contra a terceirização do ensino, a militarização e o fechamento das escolas.

Até agora os estudantes ocuparam uma escola por dia. Houve apenas um descanso no domingo, como deve ser, e começaram a semana com mais três ocupadas em Goiânia e uma em Anápolis. "Cê guenta Marconi?"

Os estudantes organizaram nas ocupações oficinas, palestras, debates, atividades culturais e esportivas, etc. Também estão realizando uma verdadeira faxina nas estruturas sucateadas e até mesmo abandonadas das escolas estaduais, cuidando desde a limpeza até a roçagem das instituições, exemplo de organização e atitude.










Além de todas dificuldades que existem em uma ocupação, os estudantes têm sofrido retaliação por parte de gestores das escolas que ameaçam reprovar os alunos que participam do movimento e até mesmo expulsá-los das escolas.

Em algumas instituições a PM e a Rotam tem realizado rondas com o intuito de intimidar os estudantes. Nas escolas ocupadas nesta segunda-feira (14/12) os policiais estavam impedindo a entrada nos prédios. Estão acontecendo cortes de energia e água nas escolas com intuito de aumentar a reprimir os estudantes para que desocupem os prédios.

O caso mais grave até agora acontece no Colégio Cecília Meirelles. Já são mais de doze horas de cerco contínuo da Polícia Militar aos alunos, pais e apoiadores. Além de impedir qualquer apoiador de se aproximar da ocupação agrediram com cassetetes dois alunos, ambos menores de idade, que foram recolher doações. Além disso, tivemos notícia que a SEDUCE determinou o corte de energia. Os Policiais passaram o dia ameaçando os estudantes individualmente e parecem dispostos a cumprir as ameaças.










Trata-se de uma atitude covarde de homens armados e do Estado contra estudantes, pais e educadores desarmados que estão lutando de forma pacífica pelas suas escolas. A sociedade tem que demonstrar QUE NÃO TEM ARREGO DIANTE DA REPRESSÃO e ir apoiar os alunos no Cecília Meirelles. Além da uma covardia, é uma quebra do acordo feito com a polícia diante do Conselho Tutelar, OAB e advogados de que a polícia não iria usar de violência contra os estudantes. O caso é grave!





Abaixo seguem vídeos com relatos das ocupações no Lyceu de Goiânia e no IEG.




CONFIRAM!!



Todas as ocupações precisam de apoio presencial e de doação de alimentos e materiais de limpeza. O apoio da comunidade é fundamental para continuar a nossa luta por escolas públicas gratuitas a todos.

Como doar? É só chegar na ocupação com a doação, se apresentar e entregar.
Onde doar? Nas próprias escolas ou no CA de Pedagogia da UFG (No Setor Universitário, atrás da Faculdade de Direito).
Bata na porta e se identifique.


Relação e endereço das escolas ocupadas:

*IEG: Fica na Av. Anhanguera, 1630 - Leste Vila Nova, em frente ao Supermercado Leve. Bata no portão e chame por alguém.



*José Carlos de Almeida (JCA): Rua 23, 63, Quadra 84 - Setor Central. Atrás do Teatro Goiânia. Bata na porta com as faixas e a placa da ocupação.



*Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo: Av. do Sol Nascente, S/N - JD Nova Esperanca, CEP: 74465-210.




*Colégio Estadual de Período Integral Lyceu: R. Vinte e Um, 10 - St. Central.





*Colégio Estadual José Lobo: Rua dos Missionarios, 788. - Setor Rodoviário. CEP: 74430-360



*Colégio Estadual Cecilia Meirelles: Endereço: R. 29 - Bairro Santo Antonio, Aparecida de Goiânia - GO, 74984-000




*Colégio Estadual Pré-Universitário: Endereço: Rua 240, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO




*Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista: Endereço: R. 14, 380 - Maracanã, Anápolis - GO, 75040-330




"Marconi veio quente...
Nós já tá fervendo!
Quer privatizar?
Não tô entendendo!
Mexeu com estudante você vai sair perdendo!"