terça-feira, 14 de abril de 2015

PRIMEIRO ATO DA GREVE E PRÓXIMAS AÇÕES: VISITAS AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, MANIFESTAÇÃO E REUNIÃO

A gestão de Paulo Garcia em Goiânia está um CAOS. Diante da situação insustentável três categorias estão em greve: Educação, Saúde e a Guarda Municipal.

Na terça-feira, dia 14/04/2015, servidores municipais se fizeram presentes na Câmara Municipal  para acompanhar os trabalhos. A educação, conforme deliberado em assembleia, também compareceu (clique aqui para ver as deliberações da assembleia). O plenário e o pátio da Câmara estavam lotados de servidores da Saúde, da Educação e estudantes. 




 

Os Estudantes da Escola Municipal Pedro Costa foram apoiar os trabalhadores e mostrar que compreendem os motivos da luta e apoiam a greve.


Durante a manhã, no pátio da Câmara, foi sugerido um ato conjunto da educação e saúde nas ruas do centro de Goiânia. Contudo, como foi avisado que os vereadores iriam realizar a votação do retroativo da data-base, os servidores resolveram aguardar a votação no plenário.

Apesar da GREVE e de toda a mobilização os vereadores votaram o projeto negando o retroativo. Acompanhe os vereadores que votaram contra e a notícia do site da Câmara Municipal


VEREADORES APROVAM DATA BASE DE 2015 SEM RETROATIVIDADE DE 2014. 14/04/2015 13:20
 
Com as galerias lotadas de servidores em greve, projeto teve emenda que previa pagamento retroativo de 2014, rejeitada e servidores começam a receber a partir de maio.

Por 19 votos a favor e três abstenções, foi aprovado na manhã de hoje, o projeto o Executivo que concede revisão salarial aos servidores municipais (Data Base) para este ano de 2015. A sessão foi marcada pelos discursos acalorados da oposição e pelos servidores da saúde e educação, em greve, que lotaram as galerias da Casa cobrando a retroatividade do pagamento da data base de 2014. O pagamento dos 6,28% referentes ao pagamento do ano de 2014 começará a ser pago neste mês de abril, sem a retroatividade reivindicada pelo funcionalismo.

Os vereadores Geovani Antonio(PSDB) e Elias Vaz (PSB) apresentaram uma emenda propondo o pagamento retroativo a partir de Maio do ano passado, que foi rejeitada por 14 votos contra 10 favoráveis. O líder do Prefeito na Câmara, vereador Carlos Soares (PT) acusou a Mesa Diretora de fazer manobra ao permitir a apresentação da emenda, que segundo ele, por determinação do Regimento Interno da Casa, não é permitido reapresentar emenda em um mesmo projeto. A emenda já havia sido rejeitada na Comissão de Trabalho e Servidores Públicos.

Soares pediu aos vereadores da base aliada para que votassem contra o acatamento da emenda, porque segundo ele, a Prefeitura se reuniu com o Fórum dos sindicatos de servidores durante a semana e disse não haver possibilidade de pagamento da retroatividade neste momento. "O Executivo continuará aberto ao diálogo com o Fórum, na busca de uma solução, mas, não adiantaria votar a retroatividade agora, sem ter condições financeiras para honrar." disse ele.

Com a aprovação do projeto, os servidores da Prefeitura terão um reajuste este ano, de 7,36%, divididos em três parcelas, sendo a primeira em Maio, data base da categoria, no valor de 1,5%. A segunda, será concedida no mês de Setembro, também de 1,5% e a última, somente em Janeiro de 2016, podendo ser de 4,36% dependendo do IPCA- Índice de Preços ao Consumidor Amplo, podendo ser maior ou menor que este percentual.

A vereadora Cristina Lopes (PSDB) chamou a atenção para a ausência de alguns vereadores do Plenário durante a votação da emenda da retroatividade, o que segundo ela era uma declaração de quem não está a favor dos servidores do município. A parlamentar adiantou que a oposição vai tentar novamente colocar em debate a questão, no projeto de Reforma Administrativa que está em tramitação na Casa.

“Vamos tentar mais uma vez garantir os direitos dos trabalhadores públicos de Goiânia, porque esta foi uma vitória parcial da categoria que terá seus vencimentos pagos a partir deste mês sem a retroatividade da data base, que é uma garantia constitucional”, afirmou ela, conclamando os servidores a procurar o Prefeito Paulo Garcia (PT) para buscar viabilizar o pagamento retroativo.

GREVE

A Mesa Diretora abriu a Tribuna da Casa para que o funcionalismo se manifestasse antes de colocar o projeto para apreciação do Plenário. Os servidores em greve, tanto da educação quanto da saúde, que falaram em nome das categorias cobraram valorização, respeito e o cumprimento de acordos firmados com o Executivo e adiantaram que continuarão em greve até terem suas reivindicações atendidas.

“A nossa greve é para garantir nossos direitos, não vamos abrir mão da retroatividade de 2014 e não vamos aceitar o parcelamento deste ano, porque isso é um calote, disse o representante da educação. A prefeitura tem que respeitar os direitos dos trabalhadores e cumprir o que foi acordado na greve de 2013. Fazer greve é ruim, porém necessário, devido aos desmandos desta Administração que não respeita acordos e nem direitos dos trabalhadores”.

Foto: Alberto Maia (Silvana Brito) 

 
Alguns trabalhadores da educação, indignados, tentaram entrar no plenário. Entretanto, apenas cinco conseguiram entrar, os demais foram impedidos de forma truculenta pela polícia militar e guarda municipal. Houve tumulto neste momento. 


Encerrada a votação, os trabalhadores da educação e saúde, conforme sugerido durante a manhã, seguiram  em caminhada até a praça dos Bandeirantes.




 
 
 

Os servidores da Saúde fizera o enterro da gestão do Prefeito Paulo Garcia


Foi marcada e realização uma reunião do comando de greve na tarde deste mesmo dia.



Deliberações da reunião - calendário desta semana

15/04 - Quarta-feira: Visitas as instituições escolares

Horário: 7:00 e 13:00
Pontos de encontro e telefones para contato, logo abaixo.


16/04 - Quinta-feira: Manifestação no Paço Municipal e Reunião do Comando de greve/Simsed

Horário: 8:00  - Ato no Paço Municipal
Local: Paço Municipal.  
Panelaço e lavação de roupa suja. Levar balde, sabão, prendedores e fio para pendurar.
Horário: 18:00 - Reunião do Comando
Local: Faculdade de educação da UFG
Pauta sugerida:
Informes jurídicos com advogado
Informes da situação da negociação
Organização das comissões
Visitas as instituições
Próximas ações
Data da próxima assembleia ou grande manifestação

17/04 - Sexta-feira: Visita às instituições e panfletagem

Horário: 7:00
Visita as instituições escolares
Horário: 17:00
Panfletagem no terminal da Praça A


COMANDOS DE GREVE PARA VISITAS ÀS INSTITUIÇÕES NO DIA 15/04, QUARTA-FEIRA


As visitas acontecerão pela manhã (07h) e também a tarde (13h). Os pontos de encontro serão os mesmos.

ATENÇÃO!!!!! Companheiros que forem visitar as instituições amanhã, entrar em contato com as pessoas responsáveis por cada regional. Caso você saiba de alguma instituição que NÃO PARALISOU, favor disponibilizar o nome da instituição PARA OS COMPANHEIROS DA RESPECTIVA REGIONAL. Estamos no primeiro dia de greve e já são cerca de 200 instituições paralisadas, essa com certeza será uma greve histórica, precisamos nos manter unidos. AVANTE COMPANHEIROS!!!!!
 
REGIONAL CENTRAL:

PONTO DE ENCONTRO: PRAÇA UNIVERSITÁRIA (07:00 E 13:00)
CONTATOS:
• ANTÔNIO: 8135-7167/8427-7691
• MARIANA: 9299-3874
• SUSANE: 8103-9944
• ANGÉLICA: 8474-3028
• FERNANDO: 8527-2792

REGIONAL BRETAS:
PONTO DE ENCONTRO: E.M. DALÍSIA DOLLES (07:00 E 13:00)
 CONTATOS:

• RODRIGO MARSAL: 9293-9540
• HELIANY:9203-6196


REGIONAL MARIA THOMÉ: 

PONTO DE ENCONTRO: PRAÇA DA FEIRA DO PARQUE AMAZONAS (07:00 E 13:00)
CONTATOS:
• REJANE: 9455-3099
• DAIANE: 8579-0726
• ADELVAIR:85-85-8622
• SILAS: 8228-7867

REGIONAL BRASIL DI RAMOS

PONTO DE ENCONTRO: E. M. LEONÍSIA NAVES DE ALMEIDA (07:00 E 13:00)
CONTATOS:
• SELMA: 9690-2347
• SAMIRA: 81582767
• ANTÔNIO VIEIRA: 8457-1627
 

REGIONAL JARBAS: 
PONTO DE ENCONTRO: NA PRÓPRIA UNIDADE (07:00 E 13:00)
CONTATOS:
• RENATO:8595-9582
• VALMER: 9251-6830
• ECILA: 8153-1513
• EDSON: 8582-5972


Foram vendidas novas camisetas do movimento no ato na Câmara pela manhã. Serão vendidas novas camisetas no ato no Paço Municipal na Quinta pela manhã e na reunião de quinta à noite. As camisetas foram vendidas a 20 reais e o dinheiro arrecadado é utilizado no movimento grevista.






MAIS DA METADE DAS ESCOLAS E CMEIS DE GOIÂNIA PARALISADOS NO PRIMEIRO DIA DE GREVE DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

Desmentindo a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, que afirma que apenas 40% da Rede está parada, a nossa lista de instituições que aderiram a greve chega a 188 instituições, 52,22% da Rede. Lembramos que esta lista foi feita a partir das redes sociais, deste modo, a informação de acerca de algumas instituições pode ainda não ter chegado, deste modo, podemos ter ultrapassado as 200 instituições já no primeiro dia de greve!!! Com o início as visitas as instituições nesta quarta, a tendência é o número aumentar. Além disso, sabemos que as unidades que ainda não aderiram, estão funcionando parcialmente, com alto déficit de servidores. 

Segue a lista

LISTA DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO QUE JÁ ADERIRAM A GREVE

1. Cei Analia Franco
2. Cei Mae Dolorosa
3. Cei Menino Jesus
4. Cei Nossa senhora das graças
5. Cei SERAFIM Rodrigues de Moraes Filho
6. CIAMS Pedro Ludovico.
7. Cmei 13 de maio
8. Cmei 8 de Março
9. Cmei Alegria de aprender
10. Cmei Atheneu dom Bosco
11. Cmei Bairro Feliz
12. Cmei Bairro Santo Hilário
13. Cmei Bem me quer
14. Cmei Boa providencia
15. Cmei Cantinho Feliz
16. Cmei Cecília Meireles
17. Cmei Ciranda
18. Cmei Clemente raimundo
19. Cmei Criança cidadã
20. Cmei do Sol
21. Cmei do SPL ao lado do frei Demétrio
22. Cmei Domiciano de Faria
23. Cmei Doutora Marizete
24. Cmei Dra Elizabeth Pinto
25. Cmei Guanabara 1
26. Cmei Herdeiros do Futuro
27. Cmei Hugo de Morais
28. Cmei Jardim Balneário Meia Ponte
29. Cmei Jardim Cerrado
30. Cmei Jardim Curitiba
31. Cmei Jardim Goiás
32. Cmei jardim Guanabara 3
33. Cmei Jardim Liberdade
34. Cmei Jardim Primavera
35. Cmei Ligya Rassi
36. Cmei Luigina
37. Cmei Macia Lorena Mendes
38. Cmei Minervina
39. Cmei Nossa senhora aparecida
40. Cmei Orlando Alves Carneiro
41. Cmei Orlando de Morais
42. Cmei Parque Amazônia
43. Cmei Pequeno aprendiz
44. Cmei Pq Eldorado Oeste
45. Cmei Presidencial Alphaville
46. Cmei Primeiros Passos
47. Cmei Professora Darly
48. Cmei Recanto do saber
49. Cmei Recanto Infantil
50. Cmei Residencial Itaipu
51. Cmei Residencial Itamaracá
52. Cmei Sara e Rebeca
53. Cmei Setor Aeroviário 1
54. Cmei Setor PERIM
55. Cmei tempo de infância
56. Cmei Tia Jovita
57. Cmei Tio Oscar
58. Cmei Tio Romão
59. Cmei Vale dos Sonhos
60. Cmei Vila Areião
61. Cmei Vila Finsocial
62. Cmei Vila Isaura
63. Cmei Vila Legionarios
64. Cmei vila Mauá
65. Cmei VILA MONTECELLI
66. Cmei Vila Redenção
67. Cmei Vila Santana
68. Cmei Village Atalaia
69. Cmei Vovó Meca
70. Creche São pio X
71. E. M. Abrão Rassi
72. E. M. Agripina Teixeira Magalhães
73. E. M. Alonso Dias
74. E. M. Ana Neves de Freitas
75. E. M. Angelina Pucci Limong
76. E. M. Antônio Fidélis
77. E. M. Arão Fernandes
78. E. M. Aristoclides Teixeira
79. E. M. Ary Ribeiro Valadão Filho
80. E. M. Ayrton Senna
81. E. M. Barbara de Souza
82. E. M. Barravento
83. E. M. Benedita Luiza
84. E. M. Bernardo Elis
85. E. M. Bom Jesus
86. E. M. Brice Cordeiro
87. E. M. Buena vista
88. E. M. Candida do Amaral
89. E. M. Castorina Bitencourt
90. E. M. Cel. C de Faria
91. E. M. Cel. José Viana
92. E. M. Cesar da Cunha
93. E. M. Cleonice Monteiro Wolney
94. E. M. Dalisia Doles
95. E. M. Deputado Jamel cecilio
96. E. M. Deushaydes de Oliveira
97. E. M. Dom Fernando
98. E. M. Dona Rosa Martins Perim
99. E. M. Donata Monteiro da Motta
100. E. M. Dr Nicanor Albernaz
101. E. M. Educandário Rainha da Paz
102. E. M. Eli Brasiliense
103. E. M. Engenheiro Robinho Martins de Azevedo
104. E. M. Ernestina Lina Marra
105. E. M. Francisco Matias
106. E. M. Georgeta Rivalino
107. E. M. Geralda de Aquino
108. E. M. Hebert de Souza
109. E. M. Honestino Monteiro Guimarães
110. E. M. Itamar Martins
111. E. M. Jaime Câmara
112. E. M. Jardim nova esperança
113. E. M. Jesuina de Abreu
114. E. M. João Alves de queiroz
115. E. M. João Braz
116. E. M. João Paulo I
117. E. M. Joao Paulo Teixeira de Mendonça
118. E. M. João Vieira da Paixão
119. E. M. Joaquim Câmara Filho
120. E. M. Joel Marcelino
121. E. M. José Alves
122. E. M. José Carlos Pimenta
123. E. M. José Décio
124. E. M. Lauricio Pedro Rasmussen
125. E. M. Laurindo Sobreira do Amaral
126. E. M. Lions Clube Bandeirantes
127. E. M. Lorena Park
128. E. M. Lourenço
129. E. M. Madre Francisca
130. E. M. Manoel Jacinto Coelho
131. E. M. Marco Antônio
132. E. M. Marechal Castelo Branco
133. E. M. Marechal Ribas Junior
134. E. M. Maria Araújo de Freitas
135. E. M. Maria Camargo
136. E. M. Maria Candida Figueiredo
137. E. M. Maria de Sousa
138. E. M. Maria Helena Batista Bretas
139. E. M. Maria Odete
140. E. M. Monteiro Lobato
141. E. M. Nicanor Albernaz
142. E. M. Nossa Senhora Aparecida
143. E. M. Nossa Senhora da Terra- Curitiba
144. E. M. Nova Conquista
145. E. M. Odília Mendes de Brito
146. E. M. Olegario Moreiro Borges
147. E. M. Orlando de Morais
148. E. M. Osterano Potenciano e Silva
149. E. M. Padre Pelagio
150. E. M. Patrícia R de Paiva
151. E. M. Paulo Teixeira de Mendonça
152. E. M. Pedro Ciríaco de Oliveira
153. E. M. Pedro Costa
154. E. M. Pedro Gomes de Menezes
155. E. M. Pedro Xavier Teixeira
156. E. M. Percival Rabelo
157. E. M. Professor José Décio Filho
158. E. M. Professor Lourenço
159. E. M. Professor Nadal Sfredo
160. E. M. Professor Paulo Freire - jd. Curitiba lV
161. E. M. Professor Percival Teixeira
162. E. M. Professor Salmon
163. E. M. Professora Antonia Maranhão do Amaral
164. E. M. Professora Edna Roure
165. E. M. Professora Leonisia Naves de Almeida
166. E. M. Professora Marilia Carneiro
167. E. M. Recanto do Bosque
168. E. M. Residencial Itaipu
169. E. M. RUI BARBOSA
170. E. M. Santa Helena
171. E. M. Santo Antonio
172. E. M. São José
173. E. M. Senador Darcy Ribeiro
174. E. M. Stephania Alves Bispo
175. E. M. Trajano de Sá
176. E. M. Ver Carlos Eurico
177. E. M. Vila rosa
178. E. M. Virgínia Gomes
179. E. M. Virgínia Gomes Pereira
180. EMTI Alonso
181. EMTI Frei Demetrio Zanqueta
182. EMTI Jardim Novo Mundo
183. EMTI José Carlos Pimenta
184. EMTI Maria Araújo de Freitas
185. EMTI Moises Santana
186. EMTI Mônica de Castro
187. EMTI Silene de Andrade
188. EMTI Zevera Andréa Vecci