domingo, 19 de abril de 2015

Informes sobre a reunião do CONDIR , lista atualizada das instituições paralisadas e calendário de mobilização do movimento

Na Sexta-feira (17/04/2015), às 14:00, o CONDIR (Conselho de diretores) realizou uma reunião com diretores de escolas e CMEIS no auditório da Câmara Municipal de Goiânia. Conforme deliberado em reunião do Comando de Greve, alguns trabalhadores da educação foram até o local fazer intervenções.

Segue abaixo o relato de dois companheiros que estiveram presentes na reunião:


Relato 1:

“O CONDIR realizou uma reunião com os diretores de escolas e cmeis no auditório da Câmara Municipal de Goiânia. O que chamou a atenção foi a ausência de uma discussão mais politizada que levasse em consideração a atual conjuntura da greve da educação em Goiânia, que se encontra a pleno vapor. Diante do fortalecimento da nossa greve, com um número cada vez maior de instituições que estão aderindo, a prefeitura de Goiânia fará de tudo para minar a força do nosso movimento. Inclusive no sentido de "negociar" a pauta dos diretores separada do resto da categoria, como a direção do CONDIR deixou muito claro que está fazendo, tendo, inclusive, já realizado uma reunião com o próprio prefeito Paulo Garcia, conforme foi relatado hoje para todos os que estiveram presentes no auditório da Câmara Municipal. Não podemos aceitar de forma alguma que isso aconteça, pois sabemos muito bem que a intenção da prefeitura é tão somente fazer com que os diretores não apoiem a greve e que aumentem a pressão no restante dos servidores para que estes voltem a trabalhar. Além disso, a reunião de hoje pecou ao analisar muito mais os cortes e a perdas dos atuais diretores. A reflexão do que essas perdas representarão para os próximos gestores e para a categoria como um todo ocuparam um plano secundário nos debates, o que reforçou ainda mais o viés corporativista e imediatista que a direção do CONDIR deu a esse encontro. Num momento importante como esse em que toda a categoria se encontra mobilizada, devemos lutar para que todos os trabalhadores sejam contemplados, sejam eles servidores administrativos, auxiliares educativas ou professores. E no caso específico dos diretores e secretários gerais, não podemos permitir qualquer mudança na incorporação da gratificação desses servidores. Nem para quem ocupa essas funções agora e nem para os futuros diretores e secretários. Muito menos corroborar a postura derrotista, domesticada e desmobilizadora que os membros do CONDIR demonstraram, ao admitir que a diminuição dos atuais percentuais dessa incorporação serão inevitáveis. Como assim companheiros diretores e secretários gerais? Vamos mesmo entregar a rapadura para patrão sem nem mesmo lutar? Vamos mesmo vender os nossos colegas que se encontram mobilizados em troca de algumas moedas? Espero que a maioria desses nobres colegas que exercem uma função tão importante não se deixem seduzir por tão pouco e nem se intimidarem de assumirem uma luta que é de todos. Caso contrário, o pouco da autonomia que ainda nos resta será apenas uma mera recordação.”

Relato 2:

“A reunião foi mais um daqueles jogos de cartas marcadas com a presença da Clarislene e Marcos Pedro. O presidente do CONDIR fez uma explanação totalmente despolitizada, descontextualizada, superficial e economicista.
Falou apenas sobre a reforma administrativa, especificamente da gratificação dos diretores. Se limitou a reproduzir a fala da gestão, dizendo inclusive que a competente secretária Neyde afirmou que a prefeitura investe 29% da receita municipal na educação.
Falou sobre a incorporação da regência na aposentadoria, dando a entender que foi conquistada pelo SINTEGO. Convidou a Clarislene para esclarecer as dúvidas dos diretores. Os mesmos ouviram, com poucos questionamentos, que estão exercendo cargos de confiança de acordo com o estatuto do magistério e que as instituições precisam estar abertas pelo menos um turno, diariamente, para atender a comunidade que precisa de um documento (declaração de frequência por exemplo). 
Durante a fala da mesma, os membros do SIMSED fizeram várias intervenções denunciando o caos na educação e as manobras sujas da SME para intimidar servidores, principalmente contratos.
Alertamos aos diretores que exijam por escrito e assinado qualquer orientação repassada pelas UREs e SME, que usam de subterfúgios como telefonemas para produzirem provas do assédio moral e perseguição política.
Sobre protestos da direção do conselho que diziam que estávamos perturbando a reunião, cobramos do CONDIR que defendesse a pauta de toda categoria e não apenas dos diretores, uma vez que a questão da gratificação está na pauta geral, mas o presidente do conselho fez uma votação atribulada e muito rápida dizendo: 
1. “Vocês querem discutir reforma administrativa? Ou
2. Vamos falar de assuntos que não tem nada a ver com a nossa pauta?”
A maioria dos presentes, sem perceberem a manobra, votaram a favor da proposta 1 e quando protestamos dizendo que era uma postura individualista, o Samuel, presidente do CONDIR, disse: “Quem fala mais alto aqui sou eu que estou com o microfone”
Mesmo assim, continuamos fazendo intervenções. No final, o único encaminhamento deles foi marcar uma reunião com os vereadores.”
Uma última observação que merece ser compartilhada com todos é que além do CONDIR ter se prestado a esse papel de promover uma tentativa de negociar apenas a pauta dos diretores utilizando a greve da educação como moeda de troca, os seus integrantes que comandam esta instituição assumiram uma postura completamente subserviente perante a SME, chegando ao ponto de convidar dois dos principais representantes da secretaria para “orientarem” os diretores das escolas e CMEIS que seus cargos eram de confiança e que por isso deveriam abrir a instituição para atender a comunidade, mesmo que os demais servidores estivessem em greve."

Entendemos que essa conduta passiva e submissa dos dirigentes do CONDIR, diante de uma gestão que tem promovido um verdadeiro massacre contra as condições de trabalho e os direitos dos servidores, não contribui para o avanço da nossa luta mais ampla, enquanto categoria. Além disso, expõe os diretores e dirigentes de escolas e CMEIS da rede municipal de ensino de Goiânia ao constrangimento de terem que seguir algumas “orientações” da SME no que se refere ao movimento grevista e que, em boa parte dos casos, não encontram respaldo legal. A esse respeito, basta lembrar que os próprios diretores fazem parte da categoria dos profissionais da educação e como tal, também tem o seu direito de participarem da greve resguardado em lei.




Visitas as instituições escolares e panfletagem
Durante essa semana ainda foram realizadas visitas as instituições que ainda não aderiram a greve. Os trabalhadores se organizaram por regionais para realizar as visitações. 
Ocorreu ainda uma panfletagem na sexta-feira (17/04) no terminal da praça A. O objetivo era informar a comunidade o situação caótica dos servidores da Educação. 
Ambas as ações são essenciais para a politização da categoria e para o fortalecimento do movimento. 


Reunião de negociação e Sarau
É de suma importância a presença de todos trabalhadores da Educação na reunião de negociação que acontecerá na próxima quarta-feira (22/04). A reunião está marcada para iniciar às 10:00, entretanto, acontecerá a partir das 09:00 um sarau. Portanto, convocamos todos os trabalhadores para o ato cultural que acontecerá em momento simultâneo a reunião. Permaneceremos no paço até o termino da mesma.


Calendário de mobilização do movimento

O recado está dado, os trabalhadores da Educação não se calarão!!! NEGOCIAÇÃO JÁ!!!

Lista de instituições com adesão a greve

Mesmo diante da pressão, do autoritarismo e das ameaças da SME, o movimento chega ao feriado mobilizado e forte. Mais de 200 instituições com adesão a greve!!!! Isto, sem levarmos em conta as várias instituições desfalcadas, já que contam no seu quadro com trabalhadores que respeitam a decisão tomada na assembleia da categoria e aderiram a greve. Segue a lista:


1. Cei Analia Franco
2. Cei Mae Dolorosa (Parcial)
3. Cei Menino Jesus
4. Cei Nossa senhora das graças
5. Cei Projeto Criança de Jesus
6. Cei Serafim
7. Cei Vovó Islena
8. Cei Wemerson Rodrigues Bernardes
9. Cmei 13 de maio
10. Cmei 8 de Março
11. Cmei Alegria de aprender
12. Cmei Atheneu dom Bosco
13. Cmei Bairro Feliz
14. Cmei Bairro Santo Hilário
15. Cmei Beija Flor
16. Cmei Bem me quer
17. Cmei Boa providencia
18. Cmei Cantinho Feliz 
19. Cmei Cecília Meireles
20. Cmei Ciranda
21. Cmei Clemente Raimundo
22. Cmei Conjunto Vera Cruz II
23. CMEI Conjunto Vera Cruz VI
24. Cmei Criança cidadã
25. Cmei Curitiba
26. Cmei do Sol
27. Cmei Deputado Solon
28. Cmei Dominicano
29. CMEI Dra Elizabeth Pinto
30. Cmei Doutora Marizete
31. Cmei Guanabara 1
32. Cmei Herdeiros do Futuro
33. Cmei Hugo de Morais
34. Cmei Jardim Blaneário (parcial)
35. Cmei Jardim Cerrado VI
36. Cmei Jardim Curitiba
37. Cmei Jardim Europa II
38. Cmei Jardim Goiás
39. Cmei jardim Guanabara 3
40. Cmei Jardim Liberdade
41. Cmei Jardim Primavera
42. Cmei Luigina
43. Cmei Macia Lorena Mendes
44. Cmei Minervina
45. Cmei Nossa senhora aparecida
46. Cmei Orlando Alves Carneiro (parcial)
47. Cmei Orlando de Morais
48. Cmei Parque Amazônia 
49. Cmei Pequeno aprendiz
50. Cmei Pq Eldorado Oeste
51. Cmei Presidencial Alphaville
52. Cmei Primeiros Passos
53. Cmei Professora Darly
54. Cmei Recanto do saber
55. Cmei Recanto das Garças (parcial)
56. Cmei Recanto Infantil
57. Cmei Resindencial Itamaracá
58. Cmei Residencial Itaipu
59. Cmei Santos Dumont
60. Cmei Sara e Rebeca
61. Cmei Setor Aeroviário 1
62. Cmei Setor PERIM
63. Cmei Setor progresso
64. Cmei tempo de infância
65. Cmei Tia Jovita
66. Cmei Tio Oscar
67. Cmei Tio Romão (Parcial)
68. Cmei Vale dos Sonhos
69. Cmei Vila Areião
70. Cmei Vila Finsocial
71. Cmei Vila Isaura (parcial)
72. Cmei Vila Legionarios
73. Cmei vila Mauá
74. Cmei VILA MONTECELLI
75. Cmei Vila Redenção
76. Cmei Vila Santana
77. Cmei Village Atalaia (parcial)
78. Cmei Viver a Infância
79. CMEI Vivendo e Aprendendo
80. Cmei Vovó Meca
81. Creche São pio X (parcial)

82. E.M. Abrão Rassi
83. E.M. Agripina Teixeira Magalhães 
84. E. M. Alonso Dias
85. E. M. Ana Neves de Freitas (mat e vesp)
86. E. M. Angelina Pucci Limong
87. E. M. Antônio Fidélis noturno
88. E.M. Arão Fernandes
89. E. M. Aristoclides Teixeira
90. E.M. Ary Ribeiro Valadão Filho
91. E. M. Ayrton Senna
92. E. M. Barbara de Souza
93. E.M.Barravento
94. E. M. Benedita Luiza
95. E. M. Benedito Soares de Castro
96. E. M. Bernardo Elis
97. E. M. Bom Jesus 
98. E.M. Buena vista
99. E. M. Brice Cordeiro
100. E.M. Castorina Bitencourt
101. E. M. Cel. C de Faria
102. E. M. Cel. José Viana
103. E. M. Cel Salomão 
104. E. M. Cesar da Cunha
105. E. M. Cleonice Monteiro Wolney
106. E. M. Dalisia Doles
107. E. M. Deushaydes de Oliveira
108. E. M. Deputado Jamel cecilio 
109. E. M. Dom Fernando
110. E.M. Dona Belinha
111. E. M. Dona Rosa Martins Perim
112. E. M. Donata Monteiro da Motta
113. E. M. Dr Nicanor Albernaz
114. E.M. Educandário Rainha da Paz
115. E. M. Eli Brasileiense
116. E.M.Engenheiro Robinho
117. E. M. Ernestina Lina Marra
118. E. M. Francisco Matias
119. E. M. Georgeta Rivalino 
120. E. M. Geralda de Aquino
121. E. M. Hebert de Souza
122. E. M. Honestino Monteiro Guimarães
123. E. M. Itamar Martins (vespertino e noturno)
124. E.M. Jaime Camara
125. E. M. Jales Machado (noturno)
126. E. M. jardim nova esperança mat e vesp
127. E. M. Jesuina de Abrei
128. E. M. João Alves de queiroz
129. E. M. João Braz
130. E. M. João Paulo I
131. E. M. Joao Paulo Teixeira de Mendonça
132. E. M. João Vieira da Paixão
133. E. M. Joaquim Camara Filho (noturno)
134. E.M. Joel Marcelino (vespertino)
135. E. M José Alves
136. E.M. José Carlos Pimenta
137. E. M. José Décio
138. E. M. Lauricio Pedro Rasmussen
139. E. M. Laurindo Sobreiro do Amaral
140. E. M. Leonísia 
141. E. M. Lions Clube Bandeirantes
142. E. M. Lorena Park
143. E. M. Madre Francisca (vespertino)
144. E. M. Manoel Jacinto Coelho
145. E.M. Manoel José de Oliveira 
146. E. M. Marco Antônio
147. E. M. Marechal Castelo Branco
148. E. M. Marechal Ribas Junior
149. E. M. Maria Araújo de Freitas
150. E. M. Maria Camargo
151. E. M. Maria Candida Figueiredo
152. E. M. Maria Odete
153. E. M. Maria de Sousa
154. E. M. Maria Helena Batista Bretas 
155. E. M. Monteiro Lobato
156. E. M. Neio Lucio Naciff
157. E. M. Nossa Senhora Aparecida
158. E. M. Nossa Senhora da Terra- Curitiba
159. E. M. Nova Conquista
160. E. M. Odília Mendes de Brito
161. E. M. Olegario Moreiro Borges
162. E. M. Orlando de Morais
163. E.M. Osterano Potenciano e Silva
164. E. M. Padre Pelagio (vespertino)
165. E. M. Padre Zezinho (parcial)
166. E. M. Patrícia R de Paiva
167. E. M. Paulo Teixeira de Mendonça
168. E. M. Pedro Ciríaco de Oliveira
169. E. M. Pedro Costa (parcial)
170. E. M. Pedro Gomes de Menezes
171. E. M. Pedro Xavier Teixeira 
172. E. M. Percival Rabelo (Vesp)
173. E. M. Presidente Vargas
174. E. M. Professor José Décio Filho
175. E.M. Professor Lourenço
176. E. M. Professor Nadal Sfredo
177. E. M. Professor Paulo Freire - jd. Curitiba lV
178. E.M. Professor Percival Teixeira (vespertino)
179. E. M. Professor Salmon
180. E. M. Professora Amélia Fernandes Martins (vespertino)
181. E. M. Professora. Antonia Maranhão do Amaral
182. E. M. Professora Edna Roure
183. E. M. professora Maria Camargo 
184. E. M. Professora Marilia Carneiro
185. E. M. Recanto do Bosque
186. E. M. Residencial Itaiupu noturno
187. E.M. Residencial Monte Carlo
188. E. M. RUI BARBOSA 
189. E.M. Rotary Goiânia Oeste
190. E. M. Santo Antonio
191. E.M. Santa Helena
192. E.M. Santa Terezinha
193. E. M. são José
194. E. M. Senador Darcy Ribeiro
195. E. M. Stephania Alves Bispo
196. E.M Trajano de Sá (matutino)
197. E. M. Ver Carlos Eurico vespertino
198. E. M. Vila rosa
199. E. M Virgínia Gomes
200. E. M. Vitor Hugo Ludwig
201. EMTI Alonso
202. EMTI Benedito Soares de Castro
203. EMTI GO 04
204. EMTI Frei Demetrio Zanqueta
205. EMTI Jd. Novo Mundo
206. EMTI José Carlos Pimenta
207. EMTI Maria Araújo de Freitas
208. EMTI Moises Santana
209. EMTI Mônica de Castro
210. EMTI Regina Helou
211. EMTI Santa Rita de Cássia
212. EMTI Silene de Andrade
213. EMTI Zevera Andréa Vecci