quinta-feira, 12 de junho de 2014

Moção de apoio enviada pelo colegiado da ESEFFEGO - UEG

Moção de apoio à greve geral dos trabalhadores da rede municipal de educação de Goiânia

O Coletivo de professores do curso de Educação Física da UnU-Goiânia ESEFFEGO, pertencente à Universidade Estadual de Goiás, após decisão tomada em reunião de colegiado, vem a público manifestar o total apoio à greve geral dos trabalhadores em educação da rede municipal de Goiânia iniciada no dia 26 de maio do presente ano. Manifestamos também nossa integral concordância com a pauta de reivindicações da greve, em especial para cumprimento da lei do piso salarial profissional nacional do magistério e ainda a implementação dos acordos firmados com o prefeito de Goiânia, o Sr. Paulo Garcia, durante a última greve em 2013. Concordamos também com a revogação imediata do decreto 1248 de 15 de maio de 2014, que suspende direitos adquiridos pelos trabalhadores da prefeitura, como a licença prêmio e as progressões verticais e horizontais, pertencentes ao plano de carreira docente.

Nos solidarizamos também com os servidores administrativos e com os auxiliares de atividades educativas, que lutam pela reformulação do plano de carreira, por aumento salarial, auxílio locomoção e pela realização de novos concursos públicos na Secretaria Municipal de Educação.

Reconhecemos ainda que o direito de greve é uma conquista da classe trabalhadora, garantido pela constituição brasileira, inclusive para funcionários públicos, e sendo assim, repudiamos a forma com que os trabalhadores em greve da Secretaria Municipal de Educação vem sendo tratados pelo poder municipal, com retaliações e contínuas ameaças de corte de ponto e perda de “dobras” para os que continuam em greve.

Exaltamos o movimento de trabalhadores da educação pela realização de uma greve sem a mediação de partidos ou sindicatos, demonstrando mais uma vez, a possibilidade real da luta autônoma, independente e auto-organizada, contra a exploração e a precarização do trabalho nas escolas.

Todo apoio à greve dos trabalhadores da educação do município de Goiânia, pois a transformação da sociedade e da educação passa necessariamente pelo conflito de classes, e somente através da luta e do enfrentamento, se conquistará a valorização e a emancipação dos trabalhadores.

Goiânia, 09 de junho de 2014.