sábado, 15 de março de 2014

SOBRE O PLANEJAMENTO, OS CORTES E VÍDEOS DE LUTA!

SOBRE O PLANEJAMENTO

PELO FIM DO TRABALHO AOS SÁBADOS: PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E CONSELHO DE CICLO COMPÕEM OS 200 DIAS DE TRABALHO ESCOLAR
Tempos atrás o planejamento pedagógico na rede municipal de ensino de Goiânia era semanal. Os alunos eram dispensados após o recreio toda sexta feira e a equipe pedagógica se reunia para o trabalho, sendo o dia considerado na carga horária anual. Porém, atualmente a situação no Ciclo está bem diferente: quando o planejamento é feito durante a semana ou quando a unidade educacional é condicionada a fazê-lo aos sábados, esses dias não  entram no cômputo das 800 horas anuais, dos 200 dias que devemos cumprir segundo estabelece a LDB. Vejamos detalhadamente o que diz a legislação sobre o assunto.                                          
Em seu artigo 24, inciso I, a LDB diz o seguinte:

A  carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver”.
No artigo 34, sobre o ensino fundamental, complementa:

           “A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola”.

Ora, se planejamento pedagógico assim como o conselho de classe não fazem parte do trabalho escolar, seriam o que então? Trabalho burocrático, mecânico, compulsório, voluntário? E onde se realiza tal trabalho? Em sala de aula, obviamente. É importante mencionar que na rede municipal de Aparecida de Goiânia onde os planejamentos são feitos todas as sextas feiras (após as 9 horas no período matutino e após as 15 horas no período vespertino) e na rede estadual de Goiás, que realiza o trabalho coletivo (planejamento) e o conselho de classe em dias semana, são contados normalmente como parte dos 200 dias de trabalho exigidos pela LDB.
 Por que em Goiânia é diferente? Por que quando planejamos ou fazemos conselho o dia não é considerado válido? Por que temos que planejar ou fazer conselho de classe aos sábados e ainda por cima não podemos considerá-los para a carga horária anual? E se alguém não for trabalhar nesses dias com qual justificativa a prefeitura corta o ponto visto que os mesmos não fazem parte dos 200 exigidos pela LDB e que cumprimos nossa carga horária de segunda a sexta? Ela não pode cortar. Esses dias, digamos, seriam extras, e assim, deveríamos receber hora extra. Mas não recebemos.
Ora, façamos igual a SME faz no planejamento inicial do ano letivo: planejamento com a comunidade. Pois assim valerá como dia letivo. Outra coisa, por que quando saímos da escola para a reescrita do ciclo ou para levar as crianças pra fazerem público para o prefeito os dias são válidos?
Não podemos mais aceitar que o planejamento e conselho de classe não sejam contados para atingir os 200 dias de trabalho escolar e, pior, que ainda sejam feitos aos sábados. É hora de atacarmos de frente esse desrespeito a nossos direitos. O planejamento e o conselho de classe fazem parte do trabalho escolar que a LDB cita, portanto, devem ser contabilizados para alcançar as 800 horas anuais, os 200 dias de trabalho. Mais do que nunca se faz necessário puxarmos em nossos locais de trabalho essa discussão e afrontarmos radicalmente os desmandos da SME.
A SME vai ter que reconhecer que o planejamento pedagógico e o conselho de classe compõem a carga mínima estabelecida da LDB. Chega do discurso de dia letivo e não letivo. Chega de trabalhar de graça! Chega de trabalhar aos sábados e de graça

COMANDO DE LUTA/SIMSED

MAIS NOTÍCIAS CORTES


VÍDEOS SOBRE A LUTA

VÍDEO/MÚSICA: O que ganharei lutando com o comando de luta/simsed? O que isso vai me dar?
Ou melhor o que isso não vai me dar? Vamos ver. Quero dizer ouvir

LETRA:

Não te darei brindes
Não te darei
Nenhum premio
De filiação
 Não te darei partidos
Não te darei
Pois apodrecem
E Se corrompem
Não te darei cargos
Não te darei
Que te compram
Que se vendem
Não te darei verbas
Não te darei
Essas propinas
Que se desviam
P’rum mensalão
Dar-te ei uma chance de luta
Marcharei
Com teus braços juntos
Aos meus, junto aos teus
Esses envergam
Esses sentem...
Mas esses lutam
Não te darei santinhos
Não te darei
Eles te usam
E se elegem
Não te darei viagens
Não te dareis
Para Brasília
Pão com salame
Não te darei lideres, não
Se envaidecem
Personalizam
Não te darei pelegos
Não te darei nem essas coisas
Que te enojam
Na traição
Dar-te ei
“O quem sabe faz a hora”
E verei mais que
Alguém que espera
Que lutem por mim
A luta corre
Endurece
Provoca choro
Amor e dor
Q’eles esperem
Se ela vai...
Mas forte volta

Mais forte volta

OUTRO:


MAIS VÍDEOS EM: