quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PROJETO DO DIFÍCIL ACESSO NÃO FOI VOTADO HOJE!

Acabou de ser concedido "vista" ao Projeto do Difícil Acesso na Câmara Municipal de Goiânia, a pedido do prefeito. 

Ele pediu para que a vereadora Célia Valadão pedisse vista do projeto do difícil na câmara pois realizaria uma negociação. A vista foi concedida, ou seja, o projeto não foi votado hoje!

Esta é uma clara vitória da luta dos trabalhadores! A força do movimento começa a colher seus frutos! 

Continuemos mobilizados, parando mais instituições, comparecendo a manifestação marcada para amanhã (sexta-feira), ás 8:00 na Catedral Metropolitana, e garantindo a adesão de mais companheiros ao movimento!


Viva a luta dos trabalhadores da Educação de Goiânia!

Estejamos todos hoje na Faculdade de Educação da UFG as 19:00 para discutirmos essas mudanças.
Compartilhe esta notícia!



Relato do companheiro Marcelo, que falou na tribuna.

Boa tarde companheiros e companheiras!

Eu estava junto de um grupo com cerca de 100 professoras - sim, a maioria era mulher - e acompanhamos a manhã na Câmara Municipal, nada fácil... com certeza, ainda mais para quem NÃO VOTA há mais de 10 anos, mas conversando com alguns companheiros do Comando de Greve tivemos a compreensão de ser útil comparecer.

No decorrer da manhã travamos debates individuais com alguns vereadores e blocos, desta vez o vereador Virmondes estava com um projeto de emenda encaminhando as pautas da Audiência Pública levantadas por nós: manutenção do benefício durante os recessos e universalização nos valores atuais.

O bloco de oposição solicitou que palavra da tribuna fosse concedida ao movimento, sendo assim fui chamado para falar. Conversei com as companheiras presentes que iria ir defender as reivindicações aprovadas na Assembleia, sendo assim houve consenso sobre a participação.

No aguardo da fala, próximo ao plenário, pude conversar mais intensamente com outros vereadores e ao subir na tribuna tínhamos a declaração de voto de 14 ou 15 vereadores. Ou seja: faltavam 04 ou 03 para aprovar parte de nossa reivindicação da sobre a gratificação.

Fiz uso da palavra durante 10 minutos, expus a força e legalidade de movimento, os abusos da prefeitura e as razões contra o projeto em votação. Incluindo o FORA NEYDE!

Posteriormente podemos ter uma gravação do pronunciamento, enquanto isto as professoras e professores presentes caso queiram, poderiam apresentar seus relatos.

Quando o Tayrone começou a fazer seu pronunciamento, nos juntamos em pé na galeria e puxamos palavras de ordem como "O sintego já morreu" e "Educação na rua, prefeito a culpa é sua".

Neste momento, a Célia Valadão, que é líder do Paço na Câmara, pediu a palavra e comunicou o pedido de vistas vindo do prefeito.

A polêmica final foi de que ela alegou que o prefeito queria se reunir com o sindicato dos trabalhadores.
Da galeria eu interpelei que sindicato era esse...
O Elias Vaz pediu a palavra e retransmitiu a questão, ela não soube responder, pressionamos mais ainda com o grito de ordem "sintego já morreu", até que ela novamente disse não saber qual sindicato, mas que com certeza seria com o movimento em greve. Desta forma, o Tayrone também se comprometeu em manter a linha de contato apenas conosco e não com o Sintrego.

No calor do debate se acolhia ou não o pedido de vistas conversei com os presentes que para nós não faria diferença, porque a nossa luta é na rua e nas escolas... que cumprimos a nossa parte e que agora eles fizessem o que julgavam ser melhor. Disse também que o pedido de vista representava um recuo do paço municipal e que era uma vitória de nossa luta.

Foi votado, portanto, e o pedido de vista foi aceito

ENCAMINHAMENTOS:

*TERÇA-FEIRA O PROJETO DEVERÁ SER VOTADO, SENDO ESTE O ÚLTIMO DIA PARA QUE A GRATIFICAÇÃO SEJA INCLUÍDA NO PAGAMENTO DE OUTUBRO.

* O TAYRONE DECLAROU QUE IRÁ PROCURAR O COMANDO DE GREVE PARA ESTABELECER DIÁLOGO COM O PAÇO MUNICIPAL.

Obs.: Em momento algum nós presentes fizemos negociação em separado sobre o Difícil Acesso fora do restante da pauta da greve. Em meu pronunciamento fui bem claro quanto aos desmandos da "corja da SME" - usei literalmente estas palavras. Como o projeto seria votado hoje e as emendas do Virmondes saíram da nossa Audiência da quarta-feira (18/09), em meu pronunciamento pedi o apoio à estas emendas.

É isto, sugiro debatermos estas questões hoje a noite, no auditório da faculdade de direito da UFG.

Ahh... Acabei por cancelar o tratamento que teria por esses dias... não consegui me ausentar da luta!Mesmo que a razão fosse séria.

Abraços,
Marcelo Borges