segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O CULPADO PELA GREVE NA EDUCAÇÃO E PANFLETO A POPULAÇÃO

INFORMANDO: REUNIÃO DE HOJE AS 19:30 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG



Panfleto para divulgação a população:


Senhoras e senhores,
Em qual dos três abaixo você acredita:
1. Políticos
2. Imprensa (Televisão, jornais, rádio)
3. Profissionais da educação (professores e administrativos)
Não precisa responder agora. Leia o texto e depois formule sua conclusão.
De início, gostaríamos de esclarecer os motivos que levaram à greve dos profissionais da educação de Goiânia:
·  Infraestrutura: muitas escolas e CMEI’s estão com estrutura precária, prejudicando o atendimento adequado e sendo um risco para a saúde das crianças. Esses prédios nem deveriam receber crianças, já que são de placa ou estão com paredes e fundações desabando. Banheiros sem condições de uso, falta de refeitórios e teto de ginásios caindo são alguns dos problemas das unidade educacionais.
· Valorização de todos os profissionais da educação: professores, auxiliares de atividades educativas e administrativos não estão tendo os direitos adquiridos realmente cumpridos pela prefeitura: professores estão perdendo gratificações e não recebem o piso salarial; auxiliares de atividades educativas não foram reconhecidos como professores; administrativos não receberam progressão e a data-base.
· Falta de funcionários e professores: a falta de funcionários provoca a sobrecarga de trabalho, fazendo muitos profissionais adoecerem.
· Redução e atraso no repasse de verbas: se por um lado a Prefeitura reduziu verbas importantes para o funcionamento das escolas e programas, por outro impõe projetos nas escolas com sérios indícios de superfaturamento e mau uso das verbas.
Lutamos ainda contra a corrupção que se instalou na prefeitura de Goiânia, na qual verbas que deveriam ir para os hospitais, escolas, transporte público acabam nos bolsos de POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS que pouco se lixam para a educação, pois os filhos deles estão em escolas particulares. Acreditamos que seus filhos têm o direito a uma escola à altura de suas necessidades, uma educação de qualidade para que possa, então, ter condição de ser um cidadão crítico e transformador e participe das mudanças que tanto são necessárias em nosso país, como ficou claro nos protestos de junho e julho deste ano.
Já tem uma resposta para a pergunta inicial?  Outra pergunta: quem é o culpado pela greve: os profissionais da educação? O prefeito Paulo Garcia? Quem?
COMANDO DE GREVE 2013