segunda-feira, 9 de setembro de 2013

DIVULGAÇÃO PARA O DIA 13 DE SETEMBRO E TEXTO SOBRE O DIA 30 AGOSTO



Link para o arquivo em word da primeira imagem:

Link para o arquivo em word da segunda imagem:

Texto sobre o dia 30 de agosto e chamamento para o dia 13 de setembro

Dia de luta e assembleia com Paralisação do dia 30: o velho e o novo no movimento sindical goiano.

No dia 30 de agosto ocorreu o dia de luta com assembleia e ato público com paralisação dos trabalhadores da educação do município de Goiânia. Este momento foi provocado por membros do SIMSED e pelo Comando de Luta, com adesão de várias instituições escolares.

A construção desse ato ocorreu com a participação da categoria. No dia 24 de agosto ocorreu uma reunião ampliada com vários trabalhadores da rede municipal de educação divulgada através da internet. Nessa reunião foram discutidos alguns pontos da pauta para ser em levantados no dia 30 e a ainda a organização do ato. Logo após a reunião foi elaborado um cartaz e divulgado na internet. Prontamente, muitos trabalhadores espontaneamente pregaram cartazes em seus locais de trabalho e passaram a convidar os colegas para participarem da manifestação. Em menos de semana foi confirmada via email a paralisação e mobilização de mais de 100 locais de trabalho!

Com todo este empenho no dia 30 estiveram presentes centenas de pessoas na porta da SME. Primeiro foi realizada uma assembleia, onde a categoria pode expor várias questões, formular uma pauta de luta e tirar um calendário. Neste sentido, ficou deliberada a a realização de uma manifestação no dia 07 de setembro, uma assembleia no dia 13 de setembro e um ato que foi realizado ao final da assembleia. 

O ato foi, inicialmente, a ocupação da secretaria de educação. Foi levado um boneco da secretária Neyde e denunciado a política adotada pelo governo municipal contra os trabalhadores da educação. Ainda na secretaria foi entregue uma carta com as reivindicações principais da categoria estabelecidas durante a assembleia, jundo com uma lista dos presentes. Em seguida os trabalhadores foram para a avenida Anhanguera, interditando o trânsito em vários pontos. No percurso passaram em um hotel em que estava ocorrendo um encontro da Igualdade Racial, com a presença da traidora presidente do Sintrego, Ieda Leal. Lembrando que o Sintego, de forma antidemocrática, processou o Simsed, que já elaborou defesa e espera resultado. Para confirmar o apoio da categoria ao recém criado sindicato foi colhido um abaixo assinado com os presentes na assembleia, sendo que praticamente todos que assinaram a lista de presença também assinaram este abaixo assinado, demonstrando estarem favoráveis ao estabelecimento do novo sindicato, o SIMSED. 

Ao mesmo tempo em que os trabalhadores da rede municipal estavam nas ruas e ocupando a secretaria, acontecia outro ato promovido pelo Sintego e CUT em conjunto com 6 Centrais Sindicais e mais de 50 sindicatos. Esse ato fazia parte do chamado dia Nacional de mobilização convocado pelas centrais. Com o distanciamento da base e das suas reivindicações quase ninguém apareceu,  além dos burocratas dos sindicatos. Cabe lembrar ainda, que a diretoria do Sintego foi ignorada e até expulsa de escolas em que passaram convocando para o ato das centrais. Isto pois tentaram dividir a categoria e tentaram criminalizar o nosso legítimo movimento.

Esses dois atos demonstraram os dois campos dentro do movimento de luta dos trabalhadores. De um lado o velho movimento sindical de Estado, representado pelo Sintego e as centrais sindicais, e de outro o Simsed, representando um processo real construção da luta legítima dos trabalhadores. A massividade do ato organizado por membros do Simsed e o esvaziamento do ato do Sintego e CUT demonstra como os trabalhadores da educação estão fartos de peleguismo e enrolação. Ainda, que querem ir para as ruas lutar, demonstrando que somente através da luta combativa e classista é possível superar o peleguismo e apontar um caminho justo e real aos interesses dos trabalhadores, sendo este, um dos objetivos do Simsed.

Contamos com todos novamente no dia 13 de setembro. Vamos reforçar os convites nos espaços escolares. Estamos próximos da vitória, o Paço e a secretaria estremeceram. O Sintego tenta articular acordos fingindo que estão fazendo algo pela categoria, mas sabemos que os responsáveis por todo este rebuliço fomos todos nós, cada um dentro de sua possibilidade. 

Esclarecemos que é um dia de luta COM PARALISAÇÃO, afinal sempre criticamos a participação de somente alguns "representantes", pois além de enfraquecer o ato, todos tem o direito de ir e participar. Reafirmamos a convicção da legitimidade de nossa assembleia que decidiu pelo dia 13 de setembro. Respeitamos a autonomia das escolas, mas quanto mais gente, mais pressão! Vamos planejar nas ruas!

Fiquem atentos pois já tem pseudo sindicatos tentando atrapalhar nossa mobilização inventando outras datas e tentando dividir a categoria, afinal, estão ao lado do patrão! Não caiamos em armadilhas, vamos manter o foco e a força no dia 13!

Agradecemos a todos pela força. Não tenhamos medo! Sigamos!
A luta continua!