sábado, 4 de maio de 2013

PRESIDENTE DO IMAS CANCELA A AUDIÊNCIA PÚBLICA DO DIA 10 DE MAIO


Na semana passada, mais precisamente no dia 25 de abril, em meio a greve nacional da educação, o SIMSED organizou uma manifestação no IMAS.

Os trabalhadores foram ao instituto de saúde cobrar melhorias, auditoria, entre outras demandas urgentes. A diretoria do instituto queria receber uma comissão reduzida de manifestantes para conversar sobre as reivindicações dos manifestantes. Nós exigimos que a diretoria do IMAS descesse até a manifestação e conversasse com os trabalhadores presentes no ato. 

Nestas condições vários membros da diretoria do Imas resolveram descer para escutar as reivindicações dos manifestantes. Porém, a presidente estava ausente do instituto, pois estava resolvendo questões burocráticas no Paço Municipal. Depois de escutarem várias críticas dos trabalhadores, publicamente, os representantes da diretoria comprometeram-se em participar de uma audiência pública no dia 10 de maio.

Na segunda-feira, dia 29 de abril, quatro dias após a manifestação, a diretoria do IMAS entrou em contato com o SIMSED. Queriam agendar uma reunião antes da audiência pública.

Essa reunião aconteceu no dia 02 de maio na sede do IMAS. A presidente do IMAS fez toda uma explanação da situação do instituto, mas não concordou em fazer a audiência apenas com um sindicato. Uma clara desculpa para não ouvir o conjunto dos trabalhadores. Ela disse estar disposta a conversar com a categoria, mas desde que a audiência envolva outros sindicatos e que parta também da câmara de vereadores. Também sugeriu que as demandas dos usuários cheguem até ela para que possa tomar as devidas providências (sugeriu levar a reclamação por escrito: negligência de atendimento, cobrança indevida por parte dos médicos e hospitais, etc.).

O SIMSED vai procurar outros meios para articular essa audiência pública, pois acreditamos na importância da voz dos usuários ser ouvida. Por isso iremos mobilizar o Ministério Público, Câmara de Vereadores, outros sindicatos municipais (Saúde, motoristas, Comurg, AMT, Guarda, entre outros), para que a audiência pública ocorra.

Precisamos continuar construindo uma carta com reivindicações para protocolarmos no IMAS e para isso precisamos de sugestões. Já demos o pontapé inicial no grupo de e-mail's e no facebook. Ajude a construir conosco as reivindicações para  protocolar no IMAS nas próximas semanas.

Em relação a representação aberta no Ministério Público pelo Simsed, a diretoria do IMAS alegou que ainda não foram notificados, que ainda nem foi encaminhado para um promotor específico. Por isso pedimos encarecidamente para ligarmos no Ministério Público e cobrarmos uma posição. O protocolo: 201300081907, do dia 28/02/2013, o telefone: 3243-8000. Precisamos também levar mais provas que comprovem a ineficiência do IMAS (Já conseguimos algumas gravações, mas se alguém tiver alguma prova em papel irá ajudar em nossa documentação), basta anexar no número de protocolo acima mencionado.

Agradecemos a atenção de tod@s e esperamos que vocês nos ajudem, pois um sindicato só possui força com a participação ativa dos trabalhadores.